Curiosidades de Dubai

Dubai cresce a um ritmo alucinante. Muitas pessoas nos últimos anos, inclusive, enriqueceram às custas do mercado imobiliário desta cidade dos Emirados Árabes. O metro quadrado lá é algo comparado aos metros quadrados mais caros do mundo. A cidade inteira está em obras.

O grande problema é que a infra-estrutura da cidade não tem acompanhado esse crescimento frenético. Não existe transporte público decente. Todos só andam de carro e táxi. O metrô está sendo construído, mas as linhas ainda são poucas. Fora o calor que é aquilo lá… Ficar simplesmente andando pela cidade é impossível.

O trânsito em Dubai dentro de alguns anos ficará provavelmente pior do que São Paulo, caso o ritmo de crescimento tanto do ramo imobiliário como da infra-estrutura de transportes continue assim.

Mas o que mais me espantou foi a rede de esgotos de Dubai. Os hotéis maravilhosos, os grandes empreendimentos imobiliários e as áreas residenciais da cidade não são servidas por uma rede integrada de esgotos. Diariamente, centenas, se não milhares (literalmente) de caminhões retiram os dejetos da cidade e levam para um grande aterro na periferia de Dubai. O problema é que a vazão é limitada, então, em uma das estradas próximas à cidade, forma-se uma grande fila quilométrica (sem brincadeira), de caminhões CHEIOS de esgoto.

Um dos condomínios que foi construído para ser um lugar descolado, bacana, chamado de International City, foi um dos prejudicados por esse avançado sistema de escoamento. O tal do condomínio fica próximo à estrada, e é afetado pela fila quilométrica de caminhões. E foi gentilmente batizada de INTERNATIONAL SHITY.

Minhas queridas primas que estão morando lá em Dubai viveram por vários anos na Inglaterra, e uma das grandes reclamações é a falta de programas culturais existentes na cidade. Existem bares (que ficam dentro dos hotéis, pois só estes são autorizados a vender bebidas alcoólicas), boates (que também ficam dentro dos bares), restaurantes, cinemas e só. Coitadas… para quem chegou da Europa, isso foi um grande choque.

Para todos que me perguntam… O que eu achei de Dubai? A resposta é… Adorei ver minhas primas. Fiquei felicíssima em reencontrá-las. De resto, no verão, é uma cidade ótima para se fazer compras, e ver alguns bonitos prédios e construções.

Anúncios

~ por prikoo em 5 setembro, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: